quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sociedade de Consumo - parte 1

"A pobreza não pode ser "curada", pois ela não é um sintoma de um tipo de doença do capitalismo. muito pelo contrário. a miséria é a evidência da saúde e robustez, do seu impulso para uma acumulação e esforços sempre maiores ... mesmo os mais ricos do mundo se queixam sobretudo de todas as coisas de que se devem privar ... mesmo os mais privilegiados são compelidos a carregar dentro de si a urgência de lutar para adquirir..." - J. Seabrook


Nossa sociedade é uma sociedade de consumo.
Quando falamos de uma sociedade de consumo, temos em mente algo mais que a observação trivial de que todos os membros dessa sociedade consomem.

todos os seres "consomem" desde tempos imemoriais. O que devemos ter em mente é que a nossa é uma "sociedade de consumo" no sentido, semelhantemente profundo e fundamental, de que a sociedade dos predecessores dos brancos, a sociedade moderna européia nas suas camadas fundadoras, na sua fase industrial, era uma "sociedade de produtores".
aquela velha sociedade moderna enganjava seus membros primordialmente como produtores e soldados; a maneira como moldava seus membros, a "norma" que colocava diante dos seus olhos e os observava insistentemente, era ditada pelo dever de desempenhar esses dois papéis. (ser produtor ou ser soldado) não que essa sociedade não houvesse consumo... mas era uma sociedade voltada para a produção.
a norma que a sociedade colocava para seus membros era a capacidade e a vontade de desempenhar esses dois papéis.

Mas no seu atual estágio a sociedade tem pouca necessidade de mão de obra industrial em massa e de exércitos recrutados; em vez disso, precisa enganjar seus membros pela condição de consumidores. a maneira como a sociedade atual molda seus membros é ditada primeiro e acima de tudo pelo dever de desempenhar o papel de consumidor. a norma que a sociedade coloca para seus membros é a de capacidade e vontade em desempenhar esse papel. consumir...

Apenas consuma desesperadamente, não importa o que! apenas compre!

Baumam - Globalização



Minha parte é o lado responsável e semi-analfabeto da arte! - F.SR

5 comentários:

  1. eu de fato fico sem palavras!
    o que posso dizer diante de tudo isso exposto por vc?

    se houver a revolução, a paralização, a movimentação, a luta... me chame!

    ResponderExcluir
  2. a movimentação está havendo ReNEG é prova disso! vc já está convidada e é muito bem vinda...

    ResponderExcluir