terça-feira, 25 de maio de 2010

Raça?



 Há alguns anos, descobriu-se que a diferença genética entre os mais diferentes grupos étnicos do mundo é muito pequena (descobriram depois de escravizar né, é claro...), o que derruba o mito da existência de diferentes raças humanas.
No entanto, os traços físicos (cor da péle, textura do cabelo, etc.) ainda influenciam na percepção históricamente construída, com valores europeus e negativos para a população negra, podendo assim orientar ações sobre esses indivíduos negros.
Quando as pessoas negras favoráveis a politica de ações afirmativas falam de "raça", estão dando um sentido político e social ao termo. ou seja, referem-se as pessoas que, por considerarem importante para suas identidades a presença de componentes de matriz africana, se auto declaram pretas, pretos, pardas ou pardos. Numa leitura politica, essas duas categorias de cores são entendidas como o segmento "NEGRO" da população, pois as pesquisas mostram que as trajetórias de vida das pessoas pretas e pardas são muito mais próximas entre sí do que se comparadas com as trajetórias das pessoas brancas.

A desigualdade e a discriminação racial precisam ser corrigidas também com políticas públicas, e não só com a idéia de que somos um "paraíso racial". por isso, a politica de ações afirmativas tem adotado o critério da autoclassificação em um contexto de construção da identidade negra.
para entendermos a adoção de ações afirmativas que favoreçam a raça negra, é importante relembrar como o conceito de raça foi construído e utilizado ao longo do tempo. dessa maneira, será mais fácil entender por que é necessária uma política específica para parte da população que foi, e ainda é, tratada de forma desigual e negativa.



*texto retirado do manifesto a favor das cotas! COTAS RACIAIS, POR QUE SIM?

4 comentários:

  1. essa é uma questão complicada, tenho pessoas que convivo cotidianamente, que apesar de haver certa relevância no que dizem porque de fato somos um país miscigenado, se consideram parte dessa parcela da população negra e se assumem enquanto, querendo de certa forma se valer tb das políticas de ações afirmativas... é válida sim essa autoclassificação, só não seria se fosse manipulada pela parcela de pessoas que estão no poder.

    ResponderExcluir
  2. ééé.. tem uns q entre os pretos dizem q são pardos... e entre os brancos dizem q são brancos... rs... esses são aqueles q podem jogar no time q tá ganhando!!! hehehehe... (se autoclassifica os dois e ao mesmo tempo nenhum)

    ResponderExcluir